MARIA HARO  

                            guitar

Y que Venga El Duende!

 

                                                                         MARIA HARO

 

 ... ‘’ Maria Haro sempre se revelou como violonista e musicista de excepcional talento.’’    

Sérgio Abreu

 

 ‘’ Caramba! Nicanor Teixeira interpretado por Maria Haro é um Cd que só pode ser tratado na base de interjeições poderosas!...

Maria Haro, impávida de amor, nos traz a obra de Nicanor vívida, esmerada, sofrida e exuberante. O Brasil é uma caixa de surpresas em matéria de violão. Inesgotável!

Felicidade nossa que podemos usufruir de tantos talentos e não precisamos cair na tentação infantil de gritar: este é o maior! São todos maiores, do tamanho do Brasil, de Maria, de Nicanor.’’

Turibio Santos

 

MARIA HARO nasceu em Montevidéu – Uruguai e é brasileira naturalizada.

Iniciou seus estudos de violão em 1973 com Antonio Manzione, em Santos – SP e aperfeiçoou- se com Henrique Pinto ( SP), Leo Soares ( RJ) e Miguel Girollet (Argentina).

É Bacharel em Música pela UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, onde estudou com Turibio Santos. Obteve seu título de Mestre em Música na UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro apresentando a dissertação ‘’ Nicanor Teixeira: a música de um violonista – compositor brasileiro’’, em 1993.

Foi professora da UNIRIO DE 1989 até 2019.

Recebeu várias premiações em concursos nacionais.

Como solista e camerista tem estreado e gravado obras de diversos compositores brasileiros : Nicanor Teixeira, Ravi Sawaya, Arthur Verocai, Ricardo Tacuchian, Marisa Rezende, Antonio Guerreiro, Cláudio Santoro, Sérgio Barbosa, Marco Pereira, Vera de Andrade, H. D. Korenchendler.

Dentre os Cds e Lps de que participou destacam-se: “ Fina flor: Maria Haro interpreta Nicanor Teixeira”, “ Maria Haro interpreta Ravi Sawaya”,‘’ Die Barock Traversa’’, Koellreuter 70’’, ‘’Orquestra de Violões do Rio de Janeiro’’, ‘’ Imagem Carioca’’, ‘’ Concerto Louvação’’, ‘’ Violões da AVRIO I e II ‘’.

Em 1999 foi concertista, professora e juri do ‘’ I Festival y Concurso Isaac Nicola’’ em Camaguey – Cuba. Em 2005 realizou o concerto inaugural do ‘’ Encuentro Internacional de Guitarra’’, em Montevidéu – Uruguai, em comemoração dos 10 anos do programa televisivo “” La guitarra y sus intérpretes’’ dirigido pelo violonista uruguaio Cesar Amaro. Em maio de 2007, participou das homenagens ao compositor Agustin Barrios , em San Juan Bautista – Paraguai.

 Em 2007 lançou seu cd ‘’ Fina Flor : Maria Haro interpreta Nicanor Teixeira’’, recebido com elogios pela critíca especializada.

Em 2008 participou do ‘’ III Encuentro Internacional de Guitarra’’ em Asunção – Paraguai, do ‘’ VII Seminário Internacional de Violão Vital Medeiros’’ em Suzano – SP, da ‘’V Semana do Violão do Maranhão’’, do “46 Festival Villa- Lobos’’ no Rio de Janeiro.

Em duo com a violonista Vera de Andrade, com um repertório voltado exclusivamente à música brasileira, apresentou-se no Festival Internacional ‘’ Primavera de la Guitarra’’ no Paraguai, na ‘’ International Performer Series’’ da New England Guitar Society em Conneticut – USA, no  ‘’Festival Internacional de Guitarra del IPNA’’ em Lima – Peru.

Em 2013 teve a honra de tocar em duo com o lendário Turibio Santos, no ‘’ Festival do Vale do Café’’ e na Academia  Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro.

Em 2016 estreou o concerto ‘’ Os Campos’’ para violão e orquestra de Arthur Verocai, com a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa sob a regência de Vantuil de Souza, em Barra Mansa – RJ.

Desde 2019 participou de festivais presenciais e online.

Em 2022 lançou “ Maria Haro interpreta Ravi Sawaya” , um EP, com seis músicas do compositor que está em todas as plataformas digitais.

Desde março de 2023 é curadora, junto com Marco Lima, da série ” Violões em Copa” dedicada à concertos de violão no Espaço Abu, no Rio de Janeiro.

 

‘’ ... cd definitivo com obras de Nicanor Teixeira.

O que é preciso para se fazer um cd definitivo homenageando um mestre do violão como Nicanor? Conhecer a fundo a obra do compositor baiano, apresentar uma técnica perfeita e um grande som de violão? Para Maria Haro, que domina todos esses requisitos, a amizade e admiração nutridas pelo velho Nica foram fundamentais para produzir o maravilhoso álbum

‘’ Fina Flor: Maria Haro interpreta Nicanor Teixeira’’.

  Revista VIOLÃOPRO  , novembro de 2007